7 Dicas para planejar o casamento sem dor de cabeça

O casamento é uma data especial na vida de qualquer pessoa e é ainda mais especial quando é o seu casamento. Por isso, separamos essas 7 dicas para planejar o casamento sem qualquer tipo de dor de cabeça.

Por ser um evento que envolve muitas pessoas, entre convidados e também fornecedores, é importante ter um bom planejamento para que tudo saia perfeitamente como você sonhou, então veja as nossas dicas a seguir:

7 dicas para planejar o casamento sem dor de cabeça

Preste bastante atenção nas dicas para planejar o casamento, cada uma possui seu valor e sua importância na hora de planejar um casamento.

Número de Convidados na Festa de Casamento

Sempre que pensamos em uma festa, um dos pontos principais é o número de convidados, pois é ele que vai definir que tipo de espaço será necessário alugar para o evento, a quantidade de comida e a quantidade de bebida necessária, além de lembrancinhas, convites de casamento entre outras coisas.

Você pode fazer uma lista aproximada, não precisa ser definitiva logo de cara, mas é bom começar com uma lista básica para ter uma noção de quantas pessoas você terá na sua festa de casamento, já que todos os orçamentos que você fizer dependerão deste número.

O casamento é uma grande festa mas nem por isso deve ser uma festa aberta para todos, já que cada convidado tem um custo que entrará no orçamento final do casamento. Normalmente o custo de uma festa de casamento é o fator limitante para o número de convidados do casal, então desde o começo do planejamento, é importante saber quantos serão os convidados.

Quando e onde se casar?

Nossa segunda dica para o planejamento do casamento é se planejar em relação à datas. Muitos jovens casais se casam pensando na data de entrega de seu primeiro imóvel, ou de acordo com as férias do trabalho ou por uma data especial da relação entre o casal.

Apesar de existir uma certa igualdade de preços durante todo o ano, você pode encontrar boas oportunidades de preço ao se casar num domingo ou num feriado ao invés do sábado à noite, que é a data mais concorrida para os casamentos.

O local onde você vai se casar também faz parte do seu planejamento, pois se casar no campo ou num sítio demanda um planejamento totalmente diferente de um casamento na praia, por exemplo.

Tudo na ponta do lápis

Estourar o orçamento com a festa de casamento é muito fácil, já que cada detalhe que quiser na decoração da sua festa de casamento adiciona alguns reais à mais na conta final.

É importante manter todos os custos em ordem, anotando tudo num caderno ou ainda numa planilha eletrônica como Excel ou Google Drive, sempre atualizando cada gasto previsto ou realizado, assim você saberá quais serão seus gastos futuros e quanto já gastou na sua festa de casamento.

Sempre faça mais de um orçamento para os itens que pretende comprar ou alugar, você pode encontrar boas diferenças de valores pelo mesmo produto ou serviço e ainda conseguir um bom desconto se tiver condições de negociar um pagamento à vista. Muitas empresas passam orçamentos por telefone e também por email através de seus sites, assim você só precisará se deslocar para o local se tiver um preço atrativo em relação à outros concorrentes.

Aproveite as feiras de noivas para pesquisar e também fechar alguns serviços para seu casamento, muitas vezes os vendedores possuem metas de vendas nessas feiras e você pode conseguir um bom negócio.

Quando começar a se planejar

Claro que quanto antes melhor, mas o ideal é que com um ano, ou doze meses, seja o período ideal para começar a fazer os primeiros planos e também falar com os primeiros fornecedores. A escolha do local é uma das primeiras fases desse planejamento, escolhendo um local com o tamanho ideal para o seu número de convidados, você acomoda todos com conforto e também não paga por um espaço que não irá utilizar.

Você não precisa deixar tudo para a última hora no planejamento do casamento, sempre que possível, procure por coisas que te agradam na internet e visitando as lojas de casamento, vendo modelos de vestidos, convites e também lembrancinhas, assim no momento da escolha você poderá pesquisar entre vários fornecedores para fazer a escolha com calma e a que mais te agradar.

Se estiver somente querendo saber preços para fazer uma estimativa para saber quanto vai gastar em seu casamento, informe prontamente o vendedor, assim ele saberá que você não pretende comprar nada ou fechar nenhum contrato nos próximos meses, mas saberá que você pretende se casar em breve e te atenderá bem da mesma forma.

De onde vai sair o dinheiro para se casar

Essas é uma das dicas para planejar o casamento mais importantes, afinal não da para fazer uma festa de casamento sem dinheiro. Se você ainda está na fase de pensar se vai casar ou não, é importante pensar de onde vai vir o dinheiro, se vai ser um casamento pago pelos pais ou alguma poupança pessoal, ou se você vai começar a fazer um fundo de reserva para se casar, pense em quanto você vai economizar por mês até a data escolhida e também se você terá algum dinheiro extra como bônus salarial, 13° salário e até a restituição do imposto de renda.

Nesta fase, é importante ter bastante disciplina para não gastar dinheiro de forma desnecessária e também para guardar o valor estipulado, assim seu sonho se torna realidade. Veja no seu orçamento tudo que pode ser reduzido ou cortado, desde jantares, viagens e até doces e cafezinhos.

Existem também algumas alternativas como o consórcio para o casamento, que é bem parecido com o consórcio imobiliário e o de automóvel, mas ainda é uma modalidade pouco popular no Brasil.

Algumas pessoas também recorrem à empréstimos bancários para financiar os custos do casamento, mas esta opção pode ser perigosa, já que bancos cobram juros e taxas, enquanto muitas das empresas de casamento fazem o parcelamento do pagamento e não cobram nada à mais para isso.

Converse com as amigas casadas

Trocar experiências é uma grande ajuda no planejamento do casamento. Conversando com pessoas que se casaram anteriormente, você poderá tirar várias dúvidas sobre o que deu certo ou não, pegar contatos de bons fornecedores e também ter novas ideias para o seu casamento.

Se você não conhece ninguém que se casou recentemente, pergunte em fóruns da internet ou pesquise no Google, sempre haverá uma resposta interessante para você. Claro que você pode deixar a sua dúvida de planejamento de casamento aqui também no nosso site, teremos o maior prazer em te responder.

Assessora de casamento

Se você é ocupada, não consegue se manter nos prazos e mesmo assim quer fazer uma bela festa de casamento, é importante contar com uma assessora na festa de casamento, com ela, todos os prazos serão controlados e também vai facilitar muito a sua vida em relação à fornecedores, todos os processos do casamento e também ajudar na escolha de detalhes de decoração da festa de casamento.

Converse com algumas assessoras de casamento, assim você pode encontrar uma assessora que você se dará mais bem e isso é fundamental. Também vale a dica de receber recomendações de amigas e parentes que já usaram o serviço de alguma assessora e gostaram do serviço prestado.

Conclusão

Planejar a festa de casamento não deve ser algo que gere desespero e atritos entre o casal, já que a ocasião do casamento é uma grande festa e não um pesadelo.

Lembre-se de seguir as dicas para planejar o casamento que passamos e sempre entra controle das suas datas, os gastos da festa e todos os detalhes que você vai precisar. E não hesite em pedir ajuda para amigos, parentes e também para a assessora de casamento se contratar uma.

Espero que essas dicas para planejar o casamento tenham lhe ajudado a começar a se planejar.

7 Dicas para planejar o casamento sem dor de cabeça
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário