Alianças de casamento – Tudo que você precisa saber sobre elas

As alianças para casamento são um dos itens mais simbólicos da união do casal, e por ser algo que vai acompanhar os dois por uma longa jornada, é importante escolher as alianças com muito carinho e cuidado. Para isso, você precisa aprender mais sobre os modelos, variações e tipos de alianças disponíveis.

Como surgiu a aliança para casamento?

Surgiu entre os gregos e romanos, que importaram o costume hindu de usar alianças para casamento. A cultura Romana acreditava que através do terceiro dedo da mão esquerda passava uma veia que estava diretamente ligada ao coração, sendo assim, este dedo foi escolhido para o uso das alianças de casamento. Aliás, ainda hoje, esse costume é praticado nos casamentos islâmicos.

Como escolher a aliança para casamento

As alianças de prata ou ouro branco podem servir tanto para casamento, quanto como anel de compromisso. Se o casal é moderno, não deixe de acatar a vontade de vocês e entreguem-se ao sonho.

Elas são lindas e como as de ouro dourado, também possuem uma gama de opções. Podendo ser grossas, finas, trabalhas ou foscas. As alianças de prata ou ouro branco são charme e determinarão que o casal é de muita personalidade.

As alianças de ouro dourado só tornaram-se comuns apenas na época medieval, pois as primeiras foram feitas de ferro. A princípio, as alianças de ouro eram vistas como um aviso a outros pretendentes de que a noiva já não estava disponível. Acredita-se também, que os Faraós do Egito, usavam um círculo, sem começo ou fim, como um símbolo da eternidade.

Porém, o uso como promessa pública de honrar um contrato de casamento só tornou-se comum na era Romana. Possui uma quantidade infinita de modelos, algumas com pedras e até detalhes em ouro branco.

Alianças para casamento tradicionais

Começando pelas alianças tradicionais, as alianças de casamento são feitas de ouro, mas não ouro puro, pois ouro puro é muito maleável, o que torna impróprio para a produção de alianças e outras jóias. Os anéis de casamento são feitos com muito cuidado para manter toda a integridade da peça e com materiais selecionados para garantir durabilidade e ao mesmo tempo a beleza que a peça merece.

A mistura de metais, chamada de liga, é o que define a cor da aliança. Veja abaixo como a mistura dos metais afeta diretamente a cor do seu anel:

ouro puro + prata e cobre = ouro amarelo
ouro puro + níquel ou prata e paládio = ouro branco
ouro puro + cobre, prata e zinco = ouro vermelho

Hoje, graças à criatividade dos ourives, o nome do profissional que trabalha com ouro e jóias e anéis, temos uma grande variedade de alianças para casamento disponíveis no mercado, inclusive alianças de personagens da Disney. Como já falamos acima, a principal variação e que pode ser rapidamente notada é a cor da aliança, que dependendo da mistura realizada, proporciona cores diferentes para as alianças de casamento.

Outra forma de diferenciar sua aliança de casamento está no tipo de acabamento aplicado. Você pode escolher um acabamento fosco ou riscado, que pode ser aplicado de diversas formas para deixar a sua aliança de casamento diferente.

Alianças de noivado

O noivado é o evento que antecede o casamento e que oficializa a realização do casamento. Pode ser uma festa com parentes e amigos ou algo mais reservado somente para a família. Neste momento, o noivo pede a noiva em casamento e oferece a aliança de noivado.

A aliança de noivado pode ser a própria aliança que será utilizada após o casamento ou ainda um anel de noivado, que tem a característica de ter uma bela pedra, denominada solitário, normalmente um diamante.

Marcas badaladas como Tiffany, Cartier são o sonho de toda mulher, mas não são para todos os bolsos. Claro que existem marcas mais baratas de anel de noivado, sem a assinatura de uma grande grife de joalheira, e você pode encontrar boas opções de anel de noivado com preços acessíveis de uma marca menos famosa.

É difícil falar de preços, pois tudo depende de modelos, qualidade de materiais e a marca, mas com R$500,00 já é possível encontrar boas e bonitas opções de anel de noivado, fora isso, muitas lojas facilitam o pagamento em 10 à 12 vezes, o que permite se programar no orçamento mensal e comprar um bom anel de noivado com belas pedras.

Hoje, com a internet, é possível pesquisar e encomendar alianças de casamento e anéis de noivado sem maiores problemas.

Para você que está em dúvida, principalmente por causa dos tamanhos da aliança, lojas de alianças para casamento sérias, que vendem pela internet, oferecem um gabarito, que você pode imprimir e medir o tamanho correto do anel que você deve encomendar. E mesmo assim se não der certo e você achar que ainda ficou com o tamanho incorreto, as empresas fazem o ajuste gratuitamente e sem custos de envio.

Onde comprar alianças de casamento

Com a facilidade da internet, as alianças também podem ser compradas online. Neste caso, a dificuldade pode ser encontrar um modelo ideal sem colocá-lo na mão, mas muitas vezes as lojas tem boas políticas de troca e de ajustes de tamanho, sendo assim você não terá problemas em trocá-la em caso de insatisfação.

Normalmente comprar as alianças para casamento em um shopping, centro comercial ou loja de rua pode ser a melhor opção para muitos casais, já que podem visitar várias lojas e escolher as alianças com os diversos modelos disponíveis, com as diferentes espessuras, acabamentos e cores.

Alianças de casamento – Tudo que você precisa saber sobre elas
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário