Evite problemas: Dicas para o casamento na Igreja

Hoje, ainda é muito tradicional o casamento em igrejas, e é a escolha de muitas noivas mais tradicionais que fazem questão de se casar diante de todos em uma bela cerimônia religiosa.

Confira algumas divas para você que vai ser noiva e se casar na igreja nos próximos meses:

Normas para casamento na Igreja

Verifique na secretaria da igreja quais são os dias disponíveis para casamento, normalmente nos sábados, domingos e feriados, em horários que não ocorram as missas.

É importante que a igreja tenha capacidade para o seu número de convidados, pois existem igrejas maiores e menores, e ter lugar para todos é fundamental. Veja se o local possui boa ventilação ou ar-condicionado, isso fará diferença em dias mais quentes ou durante o verão.

Leia todos as regras contratuais sobre a locação do espaço da igreja, a duração da cerimônia, a forma de pagamento e sobre as taxas de cancelamento.

Os atrasos da noiva não são muito tolerados em muitas igrejas, já que muitas delas realizam mais que uma festa de casamento no mesmo dia. No caso de atraso, você pode ter a sua cerimônia encurtada ou pior ainda, ter que aguardar todas as cerimônias e a sua ser realizada no fim do dia.

Muitas igrejas aceitam padres e pastores de outras igrejas, então é basicamente uma questão de combinar entre os responsáveis pela igreja e o celebrante.

Hoje é muito comum realizar o casamento religioso com o efeito civil, que é processo de registro que normalmente é realizado no cartório, mas é importante verificar isso em cada igreja.

Certifique-se de que a igreja não tem uma lista de profissionais credenciados para os serviços prestados dentro da igreja, como música e decoração, assim você evita problemas com esses profissionais.

Decoração de casamento para igreja

Em igrejas onde acontece mais de um casamento por dia, é comum que a decoração de casamento tenha o custo compartilhado entre todas as noivas que se casam neste dia.

A decoração normalmente fica no corredor e também no altar da igreja, sendo que algumas igrejas também permitem a decoração da parte externa, de maneira criativa e elegante. Consulte as regras da igreja em relação a decoração também para evitar qualquer transtorno.

Quer ter ideias para decorar a igreja? Confira aqui.

Música no casamento na igreja

Antes de fazer a lista de músicas para o seu casamento, verifique com a administração da igreja sobre que tipo de músicas são permitidas, sendo que algumas igrejas permitem somente a execução de músicas religiosas e já tem o local certo para que os músicos se posicionem. Em caso de dúvidas, você pode levar um CD e uma lista do nome das músicas escolhidas para facilitar a aprovação das canções que você escolheu para a sua cerimônia religiosa.

Alguns momentos onde a música será executada:

  • música para entrada do noivo
  • música para entrada dos padrinhos
  • música para entrada das alianças
  • música para a entrada da noiva
  • música para a assinatura da certidão de casamento
  • música para a saída dos noivos e padrinhos

Normalmente o início da música é combinada com a assessoria da própria igreja e os músicos presentes no local.

Documentação necessária

Cada igreja tem as suas regras em relação aos documentos, mas basicamente são os dados relativos aos noivos e no caso das igrejas católicas, é necessário também a certidão de batismo atualizada. A documentação solicitada pode variar de uma igreja para outra e essa informação deve ser obtida diretamente.

Conclusão

Se casar numa igreja nunca saiu de moda, mas a cada dia encontramos novidades no modo como a cerimônia é executada, nas músicas para a entrada e saída dos noivos e em toda a decoração do ambiente. É preciso lembrar que a igreja é um local de respeito e que as regras impostas devem ser seguidas para evitar problemas posteriores. Escolha a sua igreja favorita e bom casamento.

Evite problemas: Dicas para o casamento na Igreja
Rate this post

Deixe um comentário