Como decorar seu casamento sozinha

Pode parecer loucura, mas algumas noivas pensam em como decorar seu casamento sozinha. É muita coisa para se fazer, mas com um bom planejamento, ideias práticas e dose de ajuda das amigas, a decoração do casamento dos seus sonhos pode ser feita por você mesma.

Principalmente se o seu objetivo é fazer uma festa não tão grande. Mas, se for fazer uma festa grande, é bom começar a se preparar bem antes se pretende fazer a decoração sozinha.

Como decorar seu casamento sozinha

Se você procurar na internet, vai encontrar noivas que conseguiram fazer suas decorações e enfeitar uma festa de casamento com cerca de R$500. Ou seja, muito menos do que uma empresa de decoração de festas cobraria. Tá certo que dá um trabalhão, mas se o resultado for bom e ainda sobrar dinheiro no bolso, não há problema algum.

Algumas noivas querer fazer tudo sozinha pois é o sonho delas, enquanto para outras, é uma pura questão de economia, já que o momento do casamento gera tantos gastos que o casal e a família pode não suportar.

decoração de casamento

O que dá pra fazer com pouco dinheiro

Nem tudo que você precisa fazer para sua festa é possível de ser feito sem habilidades e ferramentas profissionais, porém dá pra fazer muita coisa se você fizer uma boa pesquisa na internet e tiver tempo para fazer alguns testes antes de partir para o produto final.

Veja alguns itens da sua festa de casamento que você mesma pode fazer, todos os links abaixo levam para artigos com passo-a-passo para você fazer sozinha; você pode fazer testes e também ir decorando a sua casa com algumas das ideias.

Claro que o porte da festa vai fazer toda a diferença na hora de enfeitar seu espaço, então mesmo que você pense em querer fazer tudo sozinha, se sua festa for em um espaço muito grande, com muitas pessoas, essa tarefa pode se tornar impossível. Assim como numa festinha na sua casa, se você chama 10 pessoas é muito mais fácil de aprontar tudo comparado à uma festinha de 50 pessoas, você vai perder muito mais tempo decorando uma festa maior.

Essas são somente algumas ideias de como decorar uma festa de casamento com pouco dinheiro, e claro, o quanto mais coisas você mesma fizer para a sua festa de casamento, menos você vai gastar.

Como economizar na festa de casamento

Outra alternativa de economia que pode ajudar nas despesas com a decoração é fazer uma lua de mel mais modesta e investir esse dinheiro na festa também, reduzindo o número de dias da viagem ou ainda escolhendo um destino mais próximo de onde você mora. As dicas para a Lua de Mel você pode ler aqui. Sempre escolha destinos em baixa estação, seu agente de viagem saberá te indicar quais destinos estão mais baratos, se você está com pouco dinheiro, já diga quanto você pretende gastar, assim a indicação do melhor destino de lua de mel fica mais fácil.

Outro item que você mesma pode fazer e assim poder investir menos dinheiro em sua festa são os convites de casamento. Usando papéis especiais que são vendidos em papelarias especializadas na internet e usando a impressora de casa mesmo, dá para ter resultados bem legais.

A comida do casamento, dá pra fazer tudo sozinha?

Também é importante ficar atenta à alimentação, já que fazer comida em grande quantidade exige muito mais do que panelas e um fogão. Normalmente as empresas que fazer o buffet de casamento utilizam equipamentos industriais, bem diferentes do que temos em nossa cozinha. Se quiser mesmo fazer a comida do seu casamento, pense em coisas simples, que pode fazer antecipadamente e congelar ou ainda somente esquentar no dia da festa.

Alguns docinhos podem ser congelados e não mudam o sabor nem a aparência depois de congelados, como brigadeiros e outros doces de leite condensado. Você pode conversar com amigas e parentes para te ajudar a enfeitar os doces ou até fazer um curso rápido que te ajude na produção dos doces do seu casamento.

Peça ajuda para a sua decoração

Antes de se aventurar e querer fazer tudo realmente sozinha para enfeitar sua festa,tenha certeza das pessoas às quais você vai poder contar. Os padrinhos, amigos, pais, irmãos, amigos. Distribua as tarefas de acordo com as habilidades de cada um, por exemplo, para os homens, você pode delegar as tarefas de montar o básico do salão, cuidar da churrasqueira ou bebidas, compras de um ou outro material de festa e descartáveis.

Para as mulheres, a parte da cozinha, as coisas mais delicadas das lembrancinhas de casamento, o cuidado com as flores e a combinação correta de cores nas mesas.

Não deixe as coisas para a última hora

Uma dica muito importante para quem vai decorar seu casamento sozinha é não deixar nada para última hora, se programar é essencial.

Lembrancinhas de casamento podem ser feitas antecipadamente, faça as embalagens e guarde. Só coloque o conteúdo das lembrancinhas se elas não forem perecíveis.

Doces de festa podem ser congelados, os salgadinhos também. Depois é só descongelar e aquecer no forno à gás. O microondas não é uma boa opção pois muda as características do alimento e não vai ficar gostoso.

Arranjos de mesa com flores podem ser feitos usando flores artificiais, o que permite prepará-los sozinha e antecipadamente. Não são tão bonitas com as flores naturais, nem tão baratas assim. O que você pode fazer é alternar mesas com arranjos e sem arranjos ou ainda colocar velas em algumas mesas, o que vai permitir que sejam feitas antecipadamente também.

Vasinhos de flores naturais também são bonitos, você só precisa embalar os vasos com um papel celofane e elásticos. Se quiser pode colocar uma fita bonita para decorar. As fitas são vendidas em vários tamanhos, cores e estilos, mas você também pode compra a fita e fazes lindos laços.

Para as noivas que são de São Paulo, a rua 25 de março é quase uma visita obrigatória, pois lá vende todo o tipo de material para a decoração da sua festa que você pode imaginar. Das caixinhas plásticas para as lembrancinhas, as forminhas decoradas para os doces, as fitinhas para as flores e até alguns acessórios que você pode usar em seu penteado ou no seu vestido de noiva. Se quiser ler nosso artigo sobre a rua 25 de março, clique aqui.

É importante você saber que decorar seu casamento sozinha também pode sair caro, já que você pode ter que comprar materiais que vai usar somente em seu casamento e não vai usar tudo e também pode não usar posteriormente. Tente comprar tudo em quantidades exatas ou com uma pequena sobra, assim você vai economizar na compra de materiais também.

Se seu objetivo for decorar seu casamento sozinha, é importante que você tente manter as coisas simples e que também tenha alguma margem de tolerância para o caso de algum dos itens produzidos não fiquem exatamente como daquele blog bacana ou da foto da revista, lembre-se que você está fazendo isso sem a ajuda de um profissional.

Por fim, a decoração não pode e não deve ser motivo de estresse. Se você quiser fazer o teste de fazer tudo sozinha, experimente fazer algo menor, como no seu chá-bar ou chá de cozinha e faça o teste… assim você terá um bom parâmetro do que você mesma consegue produzir e fazer sem ajuda ou sem contratar um profissional.

Espero que você tenha entendido como decorar seu casamento sozinha, e que tenha sido útil.

Como decorar seu casamento sozinha
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário