Como planejar seu casamento – Dicas práticas e fáceis

Se você está pensando em casar, antes do vestido da noiva e da decoração, saiba que tem muita coisa a se fazer. Saber se planejar evitará vários problemas futuros que você possa ter e isso pode fazer toda a diferença no final. Vejas algumas dicas de como planejar seu casamento e tenha um casamento e uma festa de sucesso.

Como planejar seu casamento

Saber se planejar é essencial em todos os quesitos da nossa vida, e na hora de planejar seu casamento não deve ser diferente.

Agenda da Noiva e Check-list

Planeje seu casamento utilizando os check-Lists de casamento e a agenda da noiva. Você vai encontrar uma infinidade deles, muito bons na internet, divididos por mês, com tudo que você precisa no casamento, na forma de um cronograma completo, para nenhum detalhe ficar de fora.

Ou você pode usar o bom e velho Excel ou uma planilha online no Google Docs são ótimos para planejar e armazenar todos os detalhes.

Faça pastas de fotos com referências do que você gosta, de vestidos de noiva à lembrancinhas de casamento e também o bem-casado.

Como planejar seu casamento - Dicas práticas e fáceis

A facilidade de se fazer isso no computador e não no papel é que você vai poder alterar o seu planejamento do casamento inúmeras vezes e poder colocar inúmeras observações, comentários, links etc, algo que seria impossível de se fazer no papel.

Planejamento Financeiro

Planejar quanto gastar também é muito importante. Defina seu limite máximo e sempre que gastar de um lado, tente economizar de outro.

Se planeja fazer um fundo ou poupança para seu casamento, seja disciplinada e coloque o dinheiro na poupança assim que receber seu salário, e não no final do mês, se sobrar dinheiro.

Os gastos da festa são diretamente proporcionais ao estilo e número de convidados que pretende convidar.

Se você quer uma festa grande mas quer economizar, o jeito é gastar menos na locação do espaço da festa, no tipo da comida e também no tipo de bebida servida durante o evento.

Próximos Passos

Assim que você souber quando vai casar e onde, você já pode começar a se planejar em relação aos fornecedores.

Buffet, decoração, filmagem e fotos, música, entre outros. Nessa hora, muitas noivas pedem ajuda para uma assessora de casamentos, que tem muitos contatos e também ajuda e muito nos planos e execução do casamento.

Onde Morar

Muita gente esquece ou deixa de lado também os preparativos da casa.

Planejar corretamente o local onde vão morar, comprando ou alugando um imóvel, deve entrar nas contas do casal e no planejamento financeiro e no planejamento do casamento.

Pode ser mais interessante fazer uma boa reforma num imóvel onde pretendem passar alguns anos do que ter uma super lua-de-mel de semanas. Pense nisso.

Planeje-se em relação à obrar e também à entregas, para sempre ter alguém para receber e conferir se tudo foi entregue certinho.

Lua de Mel

Comprar passagens antecipadas e reservar hotéis com antecedência pode ser uma boa opção para gastar menos nas despesas do casamento.

Basta saber se planejar e procurar promoções, usar milhas aéreas do cartão de crédito, procurar destinos em baixa temporada entre outras ideias.

E o noivo?

O planejamento do casamento não pode e não deve ser exclusivo da noiva. O noivo deve saber como planejar seu casamento tanto quanto a noiva, ele pode participar de diversos momentos do planejamento do casamento, inclusive opinando sobre as cores que gosta, o que ele gostaria de servir aos convidados, que tipo de festa ele prefere.

Separe as tarefas que serão de sua responsabilidade e também deixe tarefas para ele planejar, marquem uma data ou sempre conversem assim que pensarem em algum item do evento

Últimas Dicas

Não perca tempo com o planejamento de coisas muito simples, concentre suas energias em pontos e detalhes do casamento que serão vistos e apreciados pelos convidados.

Muitas noivas pecam e perdem tempo valioso escolhem 30 tipos diferentes de papel para o convite, escolhendo 17 tons de tecido para a toalha de mesa dos convidados e assim por diante. A objetividade e praticidade em alguns pontos ao planejar seu casamento vai tornar tudo muito mais fácil.

Conclusão

Do momento do noivado ao primeiro vez de casado, se você planejar seu casamento tudo corretamente, não vai ter problemas. E lembre-se, havendo dúvidas, sempre pergunte para um casal de amigos casados, aos pais e quem mais você tiver por perto, além de poder mandar sua pergunta por aqui.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a entender como planejar seu casamento.

Como planejar seu casamento – Dicas práticas e fáceis
5 (100%) 1 vote

1 Comentário

Deixe um comentário