Como preparar o discurso do casamento – para o noivo

Se a data do seu casamento já está chegando não se esqueça de preparar o discurso tradicional, que os homens e as mulheres tanto esperam, por ser um momento tão legal e romântico. Confira algumas dicas para aprender como preparar o discurso do casamento.

Como preparar o discurso do casamento

Escreva com antecedência

Não deixe para a última hora, porque você vai ter muitos pequenos detalhes para resolver na última semana antes do casamento, e provavelmente não vai ter tempo para o discurso. Tenha sempre em mãos um bloco de anotações ou ainda escreva direto no celular, depois você junta todas as partes e monta um belo discurso de casamento.

Escreva algo sincero

Nada de clichês nem frases de casamento retiradas da internet, esse momento exige muita particularidade do casal. As pessoas querem ouvir algo do fundo do seu coração, e que defina realmente vocês como companheiros. Se quiser ser engraçado, tome cuidado, pois podem não entender a piada. É melhor ser um discurso simples e sincero do que algo rebuscado e que tenha ar de falsidade.

Agradecimentos

Apesar de ser um pouco clichê, começar o discurso agradecendo a presença dos convidados é bastante recomendado. Nos agradecimentos não se esqueça de agradecer aos seus sogros e torne essa frase mais romântica, dizendo por exemplo “obrigada por terem trazido ao mundo o anjo da minha vida”. Evite citar nomes, para a lista não ficar extensa e também para não correr o risco de esquecer ninguém importante na correria.

Cuidado com a duração do discurso

Um discurso tolerável dura cerca de 3 a 4 minutos. Se insistir em mais tempo que isso as pessoas já não estarão atentas as suas palavras e se tornará algo cansativo, tanto para os convidados como para você. O discurso é realmente algo breve no cronograma da festa de casamento, e nada de levar folhas e folhas contando toda a sua vida e da recém-esposa.

Busque inspiração

Tente se lembrar da emoção que sentiu no primeiro beijo, ou no pedido de casamento, enfim lembre-se de momentos que foram especiais para o casal. Isso vai te trazer mais inspiração na hora de escrever. Vale até mesmo citar alguns desses momentos, se forem apropriados, claro. Muitos casais também deixam o discurso de lado, pois é difícil falar em público na hora, e deixam seus discursos gravados em vídeo para passar junto com o vídeo do casal.

Pratique o discurso até decorar

Se você tem facilidades em memorizar, tente decorar o discurso, tenho certeza que ficará muito mais bonito do que se estiver segurando uma folha de papel. No entanto, se tiver problemas para decorar ou medo de esquecer na hora não há problemas em levar o papel. Porém pratique bastante em frente ao espelho para não se engasgar com as palavras na hora H.

Em que momento o discurso será lido

Você pode ler o discurso em diferentes momentos do casamento, mas o ideal é que seja realizado em um momento onde os convidados já terão a sua atenção, como no momento do vídeo com a retrospectiva dos noivos, no momento do corte do bolo ou antes da dança dos noivos.

Conclusão

Todos os cuidados necessários e citados acima vão te ajudar a escrever um discurso de casamento rápido e preciso, e também realmente, não tem nada de mais ter q levar o papel com o texto que vai ler.

Se você é daqueles noivos esquecidos, deixe o discurso bem guardado dentro do seu terno ou ainda entregue o discurso para algum amigo de confiança ou padrinho, para você não perder.

Espero que esse post tenha sido útil para você aprender como preparar o discurso do casamento. Qualquer dúvida ou opinião deixe nos comentários que estaremos lhe respondendo.

Como preparar o discurso do casamento – para o noivo
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário