Como fazer a divisão de tarefas com o marido

A divisão de tarefas era uma coisa impensável nos casamentos de antigamente, já que a sociedade via a mulher como a doméstica que devia tratar de todos os afazeres da casa. Mas, hoje em dia, sabemos que não é bem assim que funciona. Afinal, quando entramos em um relacionamento e em um casamento o intuito é fazer tudo a dois, é compartilhar as coisas um com o outro. E nada mais justo do que as atividades domésticas estarem inclusas.

Esta realidade de que a mulher deveria cuidar da casa foi mudando com o passar do tempo, dado que a mulher foi ganhando a sua independência e construindo a sua carreira profissional, indiferente de estar casada ou não, passando assim cada vez menos tempo em casa, daí a divisão das tarefas domésticas.

Ou seja, esta é uma atitude totalmente moderna e bastante condenada por algumas pessoas, principalmente os homens, o que é algo super machista. Não se esqueça, o casamento é uma parceria, e as tarefas domésticas está inclusa. Cuidar dos filhos também, mas não vem ao caso.

Agora que já passou a lua de mel e você vai começar sua via à dois, preparamos algumas dicas para te ajudar na hora da divisão de tarefas.

Divisão de tarefas com o marido

Faça uma lista com as tarefas domésticas da semana. Como lavar a louça, tirar o lixo, lavar a roupa, enfim, anote tudo que vocês terão de fazer durante a semana. De preferência faça junto com seu companheiro, para que ele já fique ciente de tudo que tem de ser feito e que ajude a montar essa lista.

Depois de feita a lista, é hora de dividir as tarefas entre vocês, tendo em conta os horários de trabalho de cada um. Tente fazer uma divisão justa e igualitária, nada de “isso é coisa de mulher” e “isso é coisa de homem”. Não existe essa divisão, vocês só irão arrumar a casa.

Assim que entrarem em acordo, faça duas novas listas, uma para cada, com os dias da semana e as tarefas que devem ser feitas no dia mencionado. Fixe as duas listas na geladeira ou em outro lugar com bastante visibilidade para que não se esqueçam de cumprir.

Divisão de tarefas com o marido depois do casamento

Procure fazer o máximo de tarefas juntos, como uma equipe. Isso além de tornar as tarefas mais fáceis e divertidas ainda une mais o casal e a união é o fruto de um casamento forte e saudável. Colocar uma música ou algo do tipo enquanto vocês fazem a limpeza pode ajudar a tornar um momento prazeroso e divertido.

Tenha calma! Esta dica vai principalmente para as mulheres. Os homens, normalmente, não são acostumados a ajudar na casa dos pais (o que infelizmente ainda é realidade em muitos lares) e agora se veem obrigados a mudar este hábito devido ao casamento. Tenha paciência e muita calma nesta fase, ensine as tarefas que ele não conseguir realizar sozinho e tenha sempre em mente que o casamento é uma parceria. Mas, não queira fazer para ele por ele não saber ou algo parecido, ensine a ele e com o tempo os dois estarão na mesma sintonia.

Marido que “ajuda em casa”

Se alguém chegar para você, ou para seu marido, se ele ajuda em casa você deve responder que não. Como assim? Pois é, o papel dele não é “ajudar”, ele é igualmente responsável pela casa em que mora tanto quanto sua esposa.

Homens que ainda acreditam que apenas as mulheres são responsáveis pela casa ou pelos filhos são homens totalmente atrasados ou simplesmente machistas. Não seja como esses homens, respeite sua esposa e cuide do que vocês construíram juntos.

Como fazer a divisão de tarefas com o marido
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário