Jantar de Casamento Cardapio

O cardápio especial da sua festa de casamento – parte 3

Passaremos agora aos jantares, que são ocasiões mais formais, com direito a brindes e discursos, e a algumas curiosidades sobre os banquetes de casamento através dos séculos.

Jantar de Casamento

Jantares são ocasiões que demandam mais formalidade e sofisticação. São realizados após as 19h.
Antes do jantar, são servidos coquetéis. O cardápio pode ser escolhido tendo por base as sugestões para o almoço, levando em conta o estilo escolhido para a ocasião. Para o inverno, pratos mais quentes e encorpados, sendo muito bem-vindos sopas de entrada, massas e molhos encorpados. Para o verão, frutos do mar, saladas frias e, na sobremesa, sorvetes combinando com os mais variados doces e tortas geladas. Voiiá!

Bolo com champagne ou coquetéis

São maneiras elegantes e econômicas de se recepcionar os convidados. Não é necessário ter assentos para todos, exceção feitas aos idosos, gestantes e mães com crianças pequenas. Em ambas as opções, os bem-casados, as lembrancinhas e demais tradições, como jogar o buquê, têm lugar garantido.

Realizado em qualquer momento do dia, logo após a cerimônia, a primeira opção pode ser realizada mesmo no salão da igreja ou em local próximo. Salgadinhos e canapés podem ser servidos antes do bolo.

Os coquetéis são mais informais que jantares, são realizados geralmente à tarde o à noite.
Você sabia*?

…O Bolo de Noiva

O bolo de noiva teve a sua origem numa antiga tradição Romana que consistia em partir um pequeno pedaço de pão sobre a cabeça da noiva, a fim de lhe desejar fertilidade.
O bolo de noiva de “andares” teve a sua origem na Idade Média.
Era costume os convidados trazerem pequenos bolos que eram colocados uns em cima dos outros. Os noivos tentavam então beijar-se sobre os bolos sem os derrubar para dar sorte e prosperidade.

…A Festa de Casamento

Os casamentos medievais, quando celebrados entre membros da nobreza, tinham muitas vezes lugar nos seus castelos. Eram grandes festas com vários divertimentos e comida farta. Nesse dia, os mendigos vinham de longe para receberem as sobras do banquete e era tradição o senhor do castelo libertar alguns prisioneiros.

…A tradição de oferecer bolos em datas especiais é antiga e sua origem mais provável vem do uso do trigo, ingrediente principal da massa, que é também símbolo de prosperidade e fertilidade, se tornando um verdadeiro amuleto de sorte para o casal.
…Nas cerimônias de casamento da Grécia Antiga os convidados recebiam biscoitos feitos com a mistura de gergelim e mel, remetendo ao casamento que tem seus momentos doces e salgados.
Fonte: MiniWeb Educação

HSA

Jantar de Casamento Cardapio
Rate this post

1 Comentário

  1. Anonymous

    meu filho se casou com uma deslumbrada! a mãe e uma sonsa, adora dar alfinetadas em tudo! até sobre meu visual,(supostamente se referindo ao dela, mas me criticando veladamente)"eu não quiz ficar parecendo outra pessoa" , so porque me produzi muito bem para agradar meu filho que quiz que eu ficasse "muito chique", ele adorou, é o que importa realmente! SOGRAS!

Deixe um comentário