Símbolos da cerimônia de casamento que não podem faltar

Você conhece os símbolos da cerimônia de casamento? A simbologia dos rituais que existem atualmente nas festas de casamento são carregadas de significado. Muitas gerações, em muitas culturas diferentes, depositaram neles uma imensa carga de desejos e esperança.

Assim, nestes símbolos estão arraigados os anseios mais profundos de todo ser humano: a necessidade de amar e ser amado; o desejo da estabilidade material ou prosperidade; a esperança de um futuro melhor, representada na fertilidade.

Símbolos da cerimônia de casamento

Mesmo as noivas mais modernas fazem questão do uso de alguns destes símbolos e rituais em suas cerimônias de casamento. As mais tradicionais não abrem mão de todos. Conheça aqui cada um e suas origens:

As alianças

Símbolos da cerimônia de casamento que não podem faltar

A união eterna é a principal simbologia das alianças, pois os anéis, de qualquer tipo e material, eram associado à eternidade. Assim como, num círculo, não se pode precisar seu começo e fim, também naquele relacionamento, a união seria eterna.

Para os esotéricos, a aliança possuiria poderes mágicos e se converte no protetor simbólico da união. As alianças mais tradicionais, nos dias atuais, são as abaloadas e confeccionadas em ouro amarelo.

A cor branca

Símbolos da cerimônia de casamento que não podem faltar

Remete à pureza e à castidade. Nem sempre as noivas se vestiram desta cor. Até o preto, símbolo da elegância, já foi referência para noivas em festas de casamento até 1840, conta a Revista Aventuras na História (fev/2011). Mas o burburinho causado pela suntuosidade do casamento da Rainha Vitória com o seu primo, Albert, na capela do palácio St James chamou a atenção do mundo.

Na cerimônia, o branco foi escolhido como cor oficial e a onda se propagou, tornando-se clássica. Atualmente, muitas ousam com cores claras off-white e champanhe, mas não costumam se afastar muito da referência.

Véu e grinalda

Símbolos da cerimônia de casamento que não podem faltar

Na Bíblia, Rebeca se cobriu com um véu ao se aproximar de Isaac, seu futuro marido. Isaac. Mas o uso do véu grinalda remonta a várias religiões, já tendo sido usado como proteção, da cabeça aos pés. Na Grécia antiga, por exemplo, costumava-se colocar a noiva sob um véu amarelo, como forma de ocultá-la dos maus espíritos.

“Em quase todas as religiões que têm a cerimônia do casamento entre seus rituais, encontramos referência ao véu “, afirma a personal stylist Ana Pasternak. A grinalda em forma de coroa aparece como uma forma de diferenciar as noivas dos outros participantes da cerimônia nos templos cristãos, onde, por muito tempo, todas as mulheres portavam véus. Confere à noiva seu status especial.

O Arroz

Símbolos da cerimônia de casamento que não podem faltar

Remete à milenar tradição chinesa. O arroz, símbolo de fertilidade e fartura, começou a ser jogado sobre os noivos como forma de desejar-lhes estas bênçãos. O hábito é mantido até hoje em várias partes do mundo.

A Marcha Nupcial

Símbolos da cerimônia de casamento que não podem faltar

Outra moda lançada pela rainha Vitória, que encomendou ao músico Felix Mendelssohn, a quem admirava, uma composição especial. Ela viu seu desejo satisfeito em 1842, quando a música foi oficialmente apresentada à corte e impressionou a todos. De acordes imponentes, a composição ficou famosa ao ser executada no casamento de uma das filhas da mesma rainha Vitória, em 1858.

O buquê

Símbolos da cerimônia de casamento que não podem faltar

As ervas aromáticas eram o principal ingrediente das noivas romanas. A finalidade era espantar os maus espíritos. Com o tempo, as ervas foram trocadas por flores, que simbolizam a fertilidade. Jogar o buquê é uma forma de desejar às convidadas a mesma sorte alcançada pelos noivos.

Espero que tenha gostado do conteúdo deste artigo sobre símbolos da cerimônia de casamento, e que lhe tenha sido útil e agradável de se ler, afinal é sempre bom adquirir conhecimento sobre coisas novas, não é mesmo?

Símbolos da cerimônia de casamento que não podem faltar
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário